Monday, April 01, 2013

Primeiras impressões

Muito já foi dito sobre as primeiras impressões: o que contam, se realmente importam, e que atenção lhes devemos dedicar. É um facto que devemos ter algum cuidado na forma como nos apresentamos em determinadas situações, seja numa entrevista de emprego, seja num almoço com a sogra, seja numa saída com os amigos, mas desde a atenção aos detalhes até ao exagero e ao exibicionismo há muito a ter em conta.
É certo que existem vantagens em preocuparmo-nos com o nosso aspecto, como nos apresentamos. Nem tanto por uma perspectiva calculista, de "se eu me mostrar assim as pessoas irão gostar mais de mim", mas mais por uma questão de educação, pelos outros e por nós, em tentar sempre mostrar o melhor de nós próprios.
Isto sem nunca ser necessário ostentações como aquele que insiste em ter o último carro, a última mala, o último telemóvel, a última viagem. Porque, para além de ser extremamente cansativo andar sempre à procura da última grande coisa para poder mostrar aos outros, gasta-se horrores de dinheiro e ignora-se o que importa: o que realmente somos e qual a melhor forma de o apresentar.

O post do blog The Simple Dollar apresenta alguns pontos interessantes.

1. A nossa roupa não precisa de ser a última moda, ou ser das melhores marcas. Apresentação limpa, cuidada. Manter um guarda roupa de poucas peças, em cores básicas, de materiais de qualidade (polyester nunca é uma opção) e consegue-se fazer frente a quase todas as situações.

2. Confiança: como o autor diz, sentirmo-nos iguais a qualquer outro do grupo. Mesmo quando falamos com alguém com autoridade, como um patrão ou algum cliente importante, essa pessoa pode ter mais poder, mais dinheiro, mais conhecimento, mas tirando esses pontos, é uma pessoa igual a todos os outros e é nesses termos que nos devemos posicionar. Sem arrogância, apenas com a calma certeza que, no fundo, somos todos iguais e o resto têm apenas uma importância relativa.

3. Participar. Conversar. Tornar o outro importante nas nossas conversas, demonstrar interesse, colocar questões. Criar empatia é mais simples do que pode parecer à primeira vista.

4. Sorrir. Boa educação. Um "obrigado" e um "por favor" sempre que se colocar. Imprescindível e faz toda a diferença.

5. Respeito. Onde termina o nosso espaço começa o do outro. Nunca fazer aos outros o que nós não gostaríamos que nos fizessem. Dizeres antigos que continuam a ser de ouro.

São regras simples, que valem muito mais do que uma mala cara ou um carro novo. Fazer uma boa impressão está mais na forma como nos comportamos do que o carregamos ou mostramos. E é tão simples e fará sempre todos tão mais felizes.

Apesar de que... uma mala Hérmes nunca fez mal a ninguém (you wish, girl!).



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