Friday, April 26, 2013

Como diminuir o horário de trabalho





O post de hoje foi inspirado na história da Ana, que escreveu um texto para o The Busy Woman and the Stripy Cat, sobre como simplificar o dia-a-dia diminuindo o horário de trabalho.

A ideia é simples: diminuir as horas de trabalho, escapar-mo-nos das horas de ponta do trânsito e alcançar o equilibrio perfeito entre a nossa vida pessoal e profissional.

Eu já o fiz uma vez, diminui o horário numa empresa onde trabalhava de 8 para 6 horas diárias. Na altura, eu queria fazer um curso pós-laboral mas, como o local de trabalho era a 20 e tal quilómetros do sítio do curso, tinha mesmo de sair mais cedo para o poder frequentar - os meus patrões, na altura, concordaram dar-me um período de experiência para ver se notariam alguma diferença na quantidade de trabalho que eu fazia. Como não aconteceu, acabei por ficar com esse horário de forma permanente.

Eu acho que mais do que a legislação, o que importa é o patrão que se tem e a situação individual de cada um. Eu, por exemplo, queria estudar, que normalmente é uma coisa bem aceite. Existem várias razões que nos podem levar a querer diminuir o horário de trabalho (filhos, outro emprego para pagar contas extra, etc.). Essas razões podem ser compreendidas - ou não - pelo nosso chefe. Mas havendo uma boa relação e um bom diálogo podemos sempre tentar ver o quão importante e útil essa alteração seria para nós.

O importante é garantir ao seu chefe que não ficará trabalho por fazer. Algumas sugestões de diálogo:

- Explique que precisa de ter um melhor equilibrio entre a sua vida pessoal e profissional: hoje em dia fala-se muito neste equilíbrio, por isso não vai apanhar o seu patrão de surpresa.

- Proponha um período à experiência durante 2 semanas, por exemplo: para o seu chefe sentir que, sendo uma experiência, poderá sempre voltar à situação anterior.

- Na mesma altura proponha também a diminuição proporcional de ordenado: para o patrão sentir que não está a ser lesado.

- Sugira também que está disponível para fazer mais horas, quando o trabalho o justificar.

- E, o mais importante que tudo, não desça a sua rentabilidade e a sua quantidade de trabalho feito durante esse período experimental. Acabaram-se as pausas para café, entre mais cedo - o que for preciso.

Eu acho que se tiver uma boa relação com o seu chefe e conversar com ele, explicar estes pontos, poderá conseguir diminuir o horário.
Tenha, no entanto, em atenção que depois se quiser voltar a trabalhar a tempo inteiro terá de compreender se o seu patrão não quiser aceitar (porque se faz o mesmo trabalho por menos horas, não existe razão para o seu patrão lhe pagar mais).

Pense bem, faça as suas continhas, a todas as suas despesas, e veja se consegue comportar uma diminuição no seu rendimento.
Veja também - muito importante - se consegue manter a mesma rentabilidade laboral com menos horas de trabalho por dia.
Se sim, aconselho vivamente. A diferença que algumas, poucas, horas a mais fazem no dia-a-dia aumentam e muito a nossa qualidade de vida.
Por isso, boa sorte a quem enveredar por este caminho (e em especial às meninas que me fizeram perguntas sobre o assunto).

2 comments:

Selva Urbana said...

Obrigada Cristina,
Adorei o post! :) Respondeu as minhas questoes e deu optimas dicas/sugestoes mt uteis que irei seguir ;)
Beijinhos!

Cristina said...

Boa sorte! ;)